quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Familia Bessa


BESSA
Os estudiosos da genealogia afirmam que a primeira pessoa a usar o apelido Bessa foi Lopo Dias de Haro, por alcunha o Cabeça Brava, fidalgo, 16° Senhor de Biscaia, após haver conquistado a cidade de Baeza (30.11.1227) aos mouros. Casou-se Lopo Dias de Haro, primeiro com Aldonza Rodríguez de Castro, e depois com Urraca Afonso de Leão, filha do Rei D. Afonso IX, de Leão e Castela e de Inés Miguez de Mendoza. Na época dos romanos, Baeça, foi chamada de Biatia ou Vivatia, enquanto os mulçumanos no século VIII a denominaram de Bavyasa. Existe uma lenda espanhola que diz descenderem, os Bessas, do Rei Muley Beça, mouro que se fez cristão.
Os descendentes de Lopo Dias de Haro se passaram a Portugal com o sobrenome de Baeça, Beça ou Bessa. São notáveis Pedro de Bessa, que recebeu, em 1381, o brasão de armas (ao lado) do rei de Portugal, Dom Fernando e João Afonso de Bessa, que se fez Senhor (por doação de 1409) de Alter do Chão, (distrito de Portalegre, centro de Portugal) e de Vimieiro e Vila Formosa, dando nome ao pequeno rio Bessa, que desemboca no rio Tâmega (afluente do Rio Douro) que corre próximo às cidades de Braga e Guimarães.
Um provável descendente desses primeiros Bessas, Manuel Ribeiro Bessa, nascido no final da década de 1690, na cidade do Porto, Portugal, como militar (sargento-mor), veio servir no Brasil no início da década de 1720, sendo lotado em Olinda, capital da então Capitania de Pernambuco. Desposou Ana Holanda Cavalcante, de tradicional e abastada família local e deslocou-se para o Ceará, aí se estabelecendo no vale do Rio Jaguaribe em 1728, onde adquiriu por compra uma propriedade rural no território do atual município de Tabuleiro do Norte. Manuel Ribeiro Bessa faleceu em 26/11/1769 e seria o ancestral de praticamente todos os Bessas que vivem espalhados pelo Brasil, com uma concentração maior no Ceará e no Rio Grande do Norte.
Há pouco mais de um século viviam nessa região, dentre outros, os irmãos Raymundo e Tertuliano Bessa. Abaixo, parte da descendência dos seus filhos que emigraram para o Amazonas.

100 comentários:

  1. sou+1 bessa,e meus irmãos bessas que quiserem me adicionar:scott.scott@hotmail.com \ vai ser bom a bessa.Somos:sentimentais,legais,quando não suportamos injustiças caímos p\cima sem querer saber,carismáticos ao mesmo que batalhadores e corretos\justos,corajosos e dispostos a ajudar somos os bessas,beza,beça,besa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo Scott Carvalho Bessa. Oruindo dos Bessas de Manaus.

      Excluir
    2. Rodolfo Scott Carvalho Bessa. Oruindo dos Bessas de Manaus.

      Excluir
    3. Marta Bessa. Sou do Rio de Janeiro. Estou buscando minhas origens.

      Excluir
  2. Sou outro bessa, por parte do meu pai! foi bom a bessa mesmo nos ver aqui!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante...Somos todos netos do seu Manuel! Saudações Bessas!

    ResponderExcluir
  4. mais um aqui oque que sou de longe co Acre mais tem muis bessas aqui que vieram praca la de rio grande do norte

    ResponderExcluir
  5. Sou neto do cearense Manuel Bessa.

    ResponderExcluir
  6. Sou mais uma Bessa.. Leudimara Bessa... huhuhu só da bessa

    ResponderExcluir
  7. outro bessa, e mais uma renca aqui no espirito santo kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Odeio o nome Bessa , mas vou ter que viver o resto da vida com ele ;c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEvia ter orgulho... e um sobrenome forte

      Excluir
    2. Tenhamos orgulho das origens deste nome Bessa.

      Excluir
    3. cada um acha o que quer do nome que tem, mas, por onde ando vejo que quem é Bessa tem orgulho de ser Bessa. amo minhas origens.

      Excluir
  9. Eu tbm sou bessa e moro em Belém, meu pai era do Maranhão. ...

    ResponderExcluir
  10. Affonso Luiz Bessa instalou-se em Tanabi e um irmão na Baixada Santista por volta de 1900. Ele casou-se com Lázara Gomes Bessa.

    ResponderExcluir
  11. Até minha adolescência, achava que além de meu avó, o qual adotei o Nome Completo, incluso o Neto, seria eu o único Bessa do mundo, agora além de minha mulher e filha, que herdaram o Nome, tenho vocês meus primos espalhados por todo Brasil... Maneiro!
    Antonio Bessa Cabral, Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show. Fico feliz com isso tbm. Sou do Rio de Janeiro. meu nome é Marta Bessa da Rocha.

      Excluir
    2. Espalhados por todo o Brasil e várias paises tbm...kk. Um grande abraço a todos os Bessas, orgulho de fazer parte desta grande família. Aqui em Porto tem muitos viu...

      Excluir
    3. Sim sou Bessa natural do Distrito de João Pinheiro, Olhos Dágua Minas Gerais, uai.

      Excluir
  12. Muito interessante! Por coincidência uma conhecida minha vai morar em Baeza esse ano, então vou lá conhecer o possível berço dos Bessa!

    -Filipe Bessa

    ResponderExcluir
  13. Show a Bessa KKKK
    - Eduardo Vieira de Bessa -

    ResponderExcluir
  14. OPS tem mais um BESSA aki sou do estado do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Flávia Boa tarde, minha mãe era de.minas gerais cidade água Boa. Maria de Bessa da Silva, meu avô José de Bessa da Silva.
      Ser A q vc sabe alguma coisa sobre os familiares. Procuro notícias a anos.

      Excluir
  16. eu sou paulo bessa dos bessas de marilac

    ResponderExcluir
  17. Mais um Moisés Bessa aqui Criciúma SC

    ResponderExcluir
  18. Stephany Bessa, bisneta de Alfredo Bessa e neta de Alceu de Paula Bessa..familia em londrina PR e Curitiba PR..

    ResponderExcluir
  19. Stephany Bessa, bisneta de Alfredo Bessa e neta de Alceu de Paula Bessa..familia em londrina PR e Curitiba PR..

    ResponderExcluir
  20. Eu eu sou Maria Bessa de Lisboa, Portugal.

    ResponderExcluir
  21. Eu eu sou Maria Bessa de Lisboa, Portugal.

    ResponderExcluir
  22. Jorge bessa; neto de Julio Manoel bessa 18 julho de 2016 Rocinha Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  23. Sou filha de uma Bessa, meus tios todos têm sobrenome Bessa, mas minha mãe quando casou com meu pai, infelizmente, tirou o Bessa do nome dela, uma pena pois eu gostaria muito de ter o Bessa no meu nome. Mas mesmo assim eu me sinto uma Bessa, neta de Francisco Bessa e bisneta de Manoel Bessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai é Franscisco Bessa, e sou Flávia Bessa de Minas Gerais,que coincidência.

      Excluir
    2. Meu pai é Franscisco Bessa, e sou Flávia Bessa de Minas Gerais,que coincidência.

      Excluir
    3. Flávia Boa tarde, meu avô se chamava José de Bessa da Silva, teve três filhos. Minha mãe. Maria de Bessa da Silva. Tio Francisco de Bessa da Silva e tia Leonor de Bessa da Silva.
      Por acaso vc sabe de alguém da minha família.
      Moravam em água Boa Minas Gerais.
      Se souber algo ficarei imensamente feliz. 😘

      Excluir
  24. Sou filha de uma Bessa, meus tios todos têm sobrenome Bessa, mas minha mãe quando casou com meu pai, infelizmente, tirou o Bessa do nome dela, uma pena pois eu gostaria muito de ter o Bessa no meu nome. Mas mesmo assim eu me sinto uma Bessa, neta de Francisco Bessa e bisneta de Manoel Bessa.

    ResponderExcluir
  25. Sônia Regina Bessa, sou de Minas Gerais, mas moro em São paulo, tenho orgulho do meu sobrenome Bessa que herdei de meu pai.
    Filha de Guarino Soares Bessa e Maria Gonçalves Bessa

    ResponderExcluir
  26. Sônia Regina Bessa, sou de Minas Gerais, mas moro em São paulo, tenho orgulho do meu sobrenome Bessa que herdei de meu pai.
    Filha de Guarino Soares Bessa e Maria Gonçalves Bessa

    ResponderExcluir
  27. Sônia Regina Bessa, sou de Minas Gerais, mas moro em São paulo, tenho orgulho do meu sobrenome Bessa que herdei de meu pai.
    Filha de Guarino Soares Bessa e Maria Gonçalves Bessa

    ResponderExcluir
  28. Somos todos Olímpicos à Bessa!!!
    Uma mistura muito louca de acordo com a descrição desta história. Somos Romanos,com pitada Espanhola e finalização portuguesa.
    Se alguém um dia organizar uma festa dos Bessas não esqueçam de me chamar,rsrsrs

    ResponderExcluir
  29. Eu sou Luisa Bessa. Direto da origem. Minha mãe e meus avós são da região jaguaribe e a família dela toda no RN mais concentrada em Natal e Mossoró. Um prazer ver os comentários. Não sabia da existência de Bessa na região centroeste.

    ResponderExcluir
  30. Aos Bessa! Preciso localizar o proprietario de terrenos no Bairro Socorro Sto Amaro zona Sul. Preciso localiza- lo com urgencia! Entre em contato por email: r_barreto37@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Família Bessa aqui Salvador Ba e com um pé em Portugal também, abraços a todos!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Sou Ricardo Beça, filho de Aníbal Augusto Ferro de Madureira Beça Neto, Muito legal as informações do site! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Oi Boa noite pessoal e sou Bessa tmb moro no interior de sao paulo na cidade que se chama serrana quem quiser trocar mais idéias conversar!!! Meu numero 16992499856

    ResponderExcluir
  36. Eu sou Eduardo Bessa, de Paragominas - PARÁ, e amo o meu sobrenome Bessa! :)

    ResponderExcluir
  37. Bom dia!!! Que bom encontrar tantos BESSA! Sou um Bessa, também! Alias, realizaremos um encontro dos BESSAs em Uberaba/MG dai 30/04/2017. Será Um prazer receber e conhecer nossa ascendência e descendência.
    Eu sou Antônio José Bessa. Uberaba (MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pena que tive conhecimento agora desse encontro... estou bem perto sou de Uberlandia

      Excluir
  38. Olá boa noite! Fico feliz por ter este nome BESSA. Sou natural de João Pinheiro Minas Gerais. Este nome facilitaria residir em Portugal? Ah se facilitasse....rs. Um grande abraço a todos irmãos BESSAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como as providências de Deus são incríveis... Relendo estas postagens, olha que interessante... em janeiro de 2017 fiz esete comentário...qdo em setembro deste mesmo ano já me encontro a residir em Porto - Portugal. Deus é maravilhoso. Muito Obrigado por Suas bênçaos. Um abraço a todos.

      Excluir
  39. Ola boa noite, a família Bessa é bem antiga, faço parte dela por parte de pai e sou de Angola

    ResponderExcluir
  40. Oi, sou Bessa também, eu e minha família moramos no Piauí, na cidade de Floriano.
    Sou Bessa por parte de pai, ele tem muitos tios em Fortaleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Também sou Bessa, São Benedito/CE

      Excluir
    2. Eu também sou BESSA.
      Filha de Vicente Bessa
      Ele nasceu no município de Limoeiro do Norte- Estado do Ceará.

      Excluir
  41. Olá, sou do Rio de Janeiro, sabem algo da chegada dos Bessa aqui?

    ResponderExcluir
  42. Olá sou um Bessa também,minha avó se chamava Nair Bessa,embora eu não tenho o sobrenome Bessa,mais sou da família.

    ResponderExcluir
  43. Olá sou um Bessa também,minha avó se chamava Nair Bessa,embora eu não tenho o sobrenome Bessa,mais sou da família.

    ResponderExcluir
  44. Luizney bessa; sou do rio.herdei do meu avo bento onofre de mesquita bessa,família de campos.Originário do porto portugal.

    ResponderExcluir
  45. Douglas Augusto Bessa, nascido no estado do RJ, filho de Júlio César Bessa e neto de Alencar Teodoro Bessa, meu avô natural das Minas Gerais

    ResponderExcluir
  46. Ola eu sou kyka Bessa neta de lauro linhares bessa e bisneta de bessa meu bisavô vei de portugal pro ceará onde se casou e teve seus filhos por la e vieram para o amazonas e eu sou de manaus sz

    ResponderExcluir
  47. opa sou mais um Bessa, filho de Maria das Graças Bessa, infelizmente nao esta mais entre nos, carrego esse nome com orgulho... Sou nascido em Joao Pinheiro, e atualmente moro a 17 anos em Uberlandia... Orgulho imenso desse nome....

    ResponderExcluir
  48. podiamos todos fazer uma arvore genealogica online... tem um site: https://www.myheritage.com/?utm_source=ppc_google&utm_medium=cpc&utm_campaign=mh_search_ww_en_des_web_exact_tier2-myheritage&utm_content=203169751573&utm_term=my+heritage&tr_camp_id=868025975&tr_ad_group=myheritage&tr_ag_id=46540657387&tr_placement=&tr_device=c&tr_account=569-053-2105&keyword=&tr_size=&gclid=CjwKCAjwl_PNBRBcEiwA4pplRa5v67i8pr6rrhUWC6MalRyJx0oveBT_9O8l-bvyIivVmPr9Io43phoCuUwQAvD_BwE

    muito legal!

    sou da familia bessa q vieram de ALTOS SANTOS - CE estamos em SJC SP

    ResponderExcluir
  49. Daniele Bessa, de João Pinheiro-MG
    Orgulho de ser BESSA

    ResponderExcluir
  50. Sou Robespierre Bessa de minas gerais.

    ResponderExcluir
  51. Olá pessoal descobri á um tempo atrás que minha bisavó é uma bessa mas não herdei o sobrenome dela.

    ResponderExcluir
  52. Ola também sou Bessa sou de Famalição Portugal

    ResponderExcluir
  53. Eu também sou BESSA.
    Tenho o maior orgulho.
    Meu pai Vicente Bessa.
    Filho de Sólon Ribeiro Bessa e Maria Olindina Bessa.
    Nascido no município de Limoeiro do Norte-Estado do Ceará.
    Sou do Acre.
    Orgulho do Belíssimo nome que herdei do meu pai .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência em Limoeiro tem outro Vicente Bessa que mora em São Paulo Filho de Hidelbrando Bessa

      Excluir
  54. Orgulho de mais sou filho de Roberto Sérgio de Oliveira Bessa e neto de Jose Claudionor da Silva Bessa, aqui de Camaçari-Ba, a família dos Bessas aqui é grande e cheia de orgulho rsrs

    ResponderExcluir
  55. Sou bisneta de Jose Adolfo Bessa mineiro, neta de Sebastião José Bessa e Filha de Romes José Bessa. Meu avô veio pra Goiás estabeleceu família aqui, meu avô contava que seu avô veio da Itália pro Brasil... Tenho muito orgulho de ser Bessa!!!! Camila de Castro Bessa

    ResponderExcluir
  56. Sou Olimar Leite de Jesus Junior, bisneto da família Bessa e família Leite. Meus bisavós moravam em Jaraguá no estado de Goiás. Infelizmente não herdei o sobrenome Bessa. Meu pai era conhecido como Bessa martelinho de ouro em Anápolis. Eu nasci em Brasília DF.
    Alguem sabe a história dos Nessas em Goiás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jr. Aqui é o Caio César. Acredito que trabalhamos juntos na Claro em Goiânia ha mais de 10 anos. Se for o msmo, gostaria de ter conrato com vc 62991521661 Abraço!

      Excluir
  57. Eu também. Sou Bessa e gostaria. De ver.a famílias. Do meu pai pois nuca tiver. Contrato. Com os eu Tios

    ResponderExcluir
  58. Sou da família Bessa do riu grande do Sul meu Bisavô chamava,se João José de Araújo Bessa , oriundo de Riu pardo da década de1700,a1750 transferiu Residência para o município hoje de Manoel Viana,aonde seus descendentes ainda residem ate hoje,suo Claudenir Bacelar ,,Bessa,, Manoel Viana ,Quinta 24 de outubro 2019.

    ResponderExcluir
  59. Faço parte dessa potencia que são os BESSAS tmj

    ResponderExcluir
  60. Sou da família Bessa Leite de origem portuguesa do Porto. Neto de Guilherme de Bessa Leite, bisneto de Cândido de Bessa Leite, trineto de José de Bessa Leite e tetraneto de Francisco de Bessa Leite, este nascido em Portugal.

    ResponderExcluir
  61. Olá Sergio Leite, então aqui em Porto tem vários locais com este nome Bessa Leite, bacana. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  62. DAVIDSON HUDSON BESSA MINAS GERAIS MEU AVO ANTONIO FRANCISCO BESSA

    ResponderExcluir
  63. sou Carlos Adriano da Silva Bessa, neto de Newton Queiroz bessa e Mariza dos santos Bessa, de Manaus, Amazonas!

    ResponderExcluir
  64. Tudo bem? Minha avó paterna nasceu Sylvia de Magalhães BESSA (Jochem - por casamento), em Petrópolis-RJ... Familiares por aqui?! Saudações cordiais!

    ResponderExcluir